Seminário “Oportunidades de Mobilidade e de Emprego – Realidades e Desafios”
Para Comemoração do Dia da Europa organizamos um seminário que fosse de encontro às mais urgentes necessidades dos cidadãos, o emprego. Nesse âmbito o seminário organizado versou, ou teve como temática, “Oportunidades de Mobilidade e de Emprego – Realidades e desafios”. (ver programa em anexo).
Para isso, o grupo de oradores convidados teve um papel fundamental, desde a Conselheira de Emprego da Rede EURES (Dra. Cármen Lopes) a casos concretos de entidades que promovem a mobilidade (Dra. Susana Oliveira pela Kerigma, Dra. Márcia Silva pela ACICE e Dr. João Luís Nogueira pela EPATV), procuramos demonstrar a todos os presentes que procurar soluções de emprego fora de Portugal tem de ser encarado como realidade cada vez mais presente e tende a caminhar para ser cada vez mais normal.
Foi um seminário bastante dinâmico e produtivo porque os oradores conseguiram apresentar genericamente o que é isto da mobilidade, como aceder a este “direito” e ao mesmo tempo, por exemplo, através de ligações skype os alunos que estão neste momento em mobilidade noutros países partilharem um pouco das suas experiências.
Como no grupo de oradores estavam pessoas relacionadas com o Instituto de Formação Profissional, Dra. Cármen Lopes e Dra. Márcia do Gabinete de Inserção Profissional de Esposende, foi também um momento muito especial para muitos cidadãos recém-licenciados ou a acabar as licenciaturas esclarecerem as dúvidas em relação aos estágios profissionais e aos apoios ao empreendedorismo.
Por fim, a Dr. Sandra Cunha apresentou o Serviço Europeu de Seleção de Pessoal (EPSO) através da temática “Uma carreira na União Europeia”.
Com esta iniciativa cumprimos a Volta ao Emprego proposta pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Fotos
http://www.flickr.com/photos/ciedbarcelos/sets/72157634192280571/
Tertúlia “Somos Cidadãos Europeus”
Ainda no âmbito das Comemorações do Dia da Europa, já depois de na parte da manhã termos organizado um seminário sobre emprego e mobilidade, o Cied de Barcelos organizou uma Tertúlia “Somos Cidadãos Europeus” com alunos que se encontravam no Concelho de Barcelos através dos vários programas de mobilidade existentes.
A moderação desta Tertúlia foi assegurada pela Vice-Presidente do Clube Europeu da Escola Secundária de Barcelos – Dra. Ana Martins.
Desde logo devemos destacar o trabalho em parceria desenvolvido com o Gabinete de Relações Internacionais do IPCA e o Clube Europeu da Escola Secundária de Barcelos. Só desta forma foi possível uma tertúlia com cerca de 150 estudantes turcos, espanhóis, gregos, eslovacos, checos, russos, italianos, polacos, croatas, romenos, bielorrussos, belgas e naturalmente portugueses. Para nós este é o comungar com o mais genuíno propósito comemorativo do Dia da Europa, uma Europa aberta, partilhada e participativa.
Foram momentos muito especiais onde ficamos a perceber, por exemplo, que há comunidades que não se sentam no chão, ou não se sentem à vontade para o fazer.
Fotos
http://www.flickr.com/photos/ciedbarcelos/sets/72157634192497413/
Sarau Cultural
Para terminar em pleno a comemoração do Dia da Europa o Cied de Barcelos organizou um Sarau Cultural.
Para nós este foi o momento alto da semana pois foi o momento que maior convívio proporcionou entre os vários estudantes em mobilidade presentes. Ver uma cantina de um Estabelecimento de Ensino Superior repleta num jantar convívio e num Sarau que se seguiu foi realmente especial.
A convite do CIED Barcelos foi possível estes estudantes ficarem com uma pequena impressão das nossas tradições académicas (pelo menos músicas) e para isso muito contribuíram: o Grupo de Fados do IPCA, a Tuna Feminina do IPCA, o Coro Académico do IPCA, a Tuna Académica do IPCA e os “Tritões” (grupo formado por docentes e colaboradores da Escola Secundária de Barcelos) que durante quatro horas animaram todos os presentes.
A alegria e boa disposição eram imensas, a partilha na mesma proporção e a causa era o Dia da Europa! Uma verdadeira interpretação e comunhão com o sentido e alcance dado a este dia tão especial dos cidadãos europeus. Pensamos que a identidade de cidadão europeu e não “meramente” italiano ou belga ou português, saiu reforçada no final deste dia.
Uma experiência sem dúvida a repetir (as imagens das fotos falarão por si).
Fotos
http://www.flickr.com/photos/ciedbarcelos/sets/72157634197892550/
Programa da Semana Europeia (enviado em anexo)
Link da Página do CIED Barcelos onde foi publicada informação sobre a Semana Europeia:
http://www.ciedbarcelos.ipca.pt/pt/143
Em termos de avaliação quantitativa referimos:
- Seminário: 120 participantes 6 oradores;
- Tertúlia: 150 participantes;
- Sarau: cerca de 400 participantes.